A Belgishe Vereniging Agaporniden (BVA) foi criada a 1 de Novembro de 1992 na Bélgica, numa pequena vila chamada Delle-Winksele e tem já mais de 1000 membros.
A primeira filiação criada da BVA com outro país surgiu em 2015 criando assim uma comunidade em todo o mundo.
Nunca mais parou o seu crescimento e neste momento, existe uma comunidade, a "BVA International" com representantes em Portugal, Espanha, Grécia, Indonésia, Paquistão, Índia, Austrália, Marrocos, França, China e Columbia.
A 17 de janeiro de 2017, a BVA Portugal surge, pela primeira vez, no seio da Associação ON [Ornitofilia Nacional], como uma secção técnica, com uma estrutura organizativa própria e independente.
A sua designação foi autorizada pela BVA International estabelecendo-se um acordo de filiação entre as duas entidades.
Mais tarde, a 1 de fevereiro de 2022, esta secção transitou para a Associação Ornitológica de Barcelos (AOB) nos mesmos moldes que já existia, uma secção técnica, com uma estrutura organizativa própria e independente.
A BVA Portugal é detentora de autorização para traduzir e publicar em língua portuguesa a Revista “Agapornis info”, com uma publicação e distribuição online bimestral (fevereiro, abril, junho, agosto, outubro e dezembro). Para mais informações consulta o separador “Revistas Agapornis Info”.
A BVA Portugal prima por incentivar os criadores de Agapornis a participarem nas exposições e, por isso, desde da sua fundação que organiza a convoyage das aves portuguesas para as exposições internacionais, o BVA Masters e Forpus Internacional. Para mais informações consulta o separador “Associados”.
Em 2018 em Barcelos, surge a primeira Exposição BVA-P/AOB por força de um grupo de amantes destas aves e com o grande apoio da AOB. Todos voluntários e com muita força de vontade de criar a única exposição temática para Agapornis e Forpus em Portugal. Foi um sucesso desde a sua primeira edição, mantendo o crescimento do número de aves inscritas ano após ano e sempre com aves estrangeiras a participar.
Na BVA Portugal somos todos voluntários e, todos os dias, damos o nosso melhor para que a comunidade de criadores de Agapornis possa estar informada e atualizada.
Se és um amante de Agapornis, junta-te à nossa equipa.